sexta-feira, 18 de março de 2011

O Castelo Animado

“O Castelo Animado” (Hauru no Ugoku Shiro // ハウルの動く城 // The Moving Castle), foi outra animação produzida por Miyazaki em 2004. A história é baseada no livro Howl's Moving Castle, da escritora inglesa Diana Wynne Jones, e conta a história de Sophie.


Sophie trabalha na chapelaria de sua família, e acha que seu destino é continuar sempre lá, não tendo maiores ambições para sua vida. Certo dia quando saiu para visitar sua irmã Lettie ela é importunada por alguns oficiais do exército mas é salva por um bonito jovem.


Mas isso atrai a atenção de uma bruxa que lança-lhe um feitiço que transforma-a numa velha. Apavorada com sua nova condição, ela decide sair de casa em busca de um modo de quebrar a maldição, mas não sabe para onde ir.


No caminho, ela liberta o espantalho enfeitiçado Cabeça de Nabo que a ajuda, levando-a até o castelo do mago Howl (que lembra muito as características do personagem Dorian Gray de Oscar Wilde, devido à sua fixação pela beleza). Lá ela encontra o demônio do fogo Calcifer que propõe quebrar seu feitiço desde que ela quebre o contrato que o prende ao mago.


Pela manhã, Sophie descobre que Howl é nada mais, nada menos que o bonito jovem que a ajudou, antes de ter sido transformada, no entanto, ela diz que nunca o havia visto, e que ela poderia ser a nova faxineira do singular castelo de Howl.


A partir daí a história começa a se desenrolar com personagens emblemáticos, guerras, lugares e magias, e Sophie, “envelhecida”, percebe o quanto não havia observado a vida quando era jovem.


O filme é cheio de lindas imagens e frases, e uma das minhas preferidas é: “O coração é um fardo pesado!”.



Imperdível!

Nenhum comentário: