terça-feira, 15 de março de 2011

A Viagem de Chihiro

Continuando os posts sobre Hayao Miyazaki, decidi escrever primeiramente sobre “A Viagem de Chihiro” (Sen to Chihiro no kamikakushi // 千と千尋の神隠し // Spirited Away), produzido em 2001. A animação relata a história de Chihiro, uma menina mimada que, por meio de provações, adquire maturidade.


Ganhador do Oscar de Melhor Animação (2003) e do Urso de Ouro do Festival de Berlim (2002), a história de “A Viagem de Chihiro” é cercada de simbologias complexas e criaturas fantásticas, magicamente elaboradas.

Com seus 10 anos, Chihiro se encontra diante de seus “ritos de passagem”, iniciados quando a menina, recusando-se a ficar sozinha na floresta, tem de atravessar um túnel que parece ter vida. Em seguida, ela deve resistir à comida mesmo sentido fome (coisa que seus pais não conseguiram, e acabaram por se transformar em porcos). A seguir, já num mundo de seres sobrenaturais (bruxas, espíritos, deuses) deve se humilhar para pedir um emprego e ainda suportar ser humilhada por ser humana; como empregada, tem que deixar de lado seu nojo e limpar a sujeira dos outros.


Adiante, recusa o ouro que o espírito “Sem Face” lhe oferta, provando que já sabe distinguir o que é essencial para se viver. Além de tudo isto, deve salvar Haku e seus pais, e não deve esquecer seu nome verdadeiro, para não ser plenamente dominada pela bruxa Yubaba.


De prova em prova, a cada estação de sua viagem, Chihiro vai compreendendo que a fronteira entre o bem e o mal não é bem demarcada e que os problemas podem ser revertidos ou pelos menos remediados.


Não restam dúvidas de que a história de Chihiro estonteia e desconcerta, sendo que Miyazaki se apóia na estrutura milenar do mito e vai agregando a ela nuances até alcançar uma narrativa densa, mágica e real ao mesmo tempo.

2 comentários:

Carolyne M. Fernandes disse...

Dona Mari, que saudade!

Tudo bem com você?
Resolvi dar uma passadinha no seu blog - fazia tempo que não via - que bom que você não abandonou...É muito bom ler sobre os assuntos queu você escreve!

Bejosss

Unknown disse...

Olá, gostei das suas resenhas sobre os trabalhos do Hayao Miyazaki. Tenho um blog sobre animes, e também publico uma resenha de vez em quando.

Grande abraço.